As cirurgias orais mais realizadas são: extração do siso (terceiro molar), implantes dentários, plástica gengival, cirurgia ortognática entre outras.
- Extração do siso
Devido ao mal posicionamento na arcada dentária e dificuldade de acesso a uma adequada escovação, o dente do siso tem indicação muitas vezes para a extração. O dente do siso é mantido na arcada dentária quando apresenta um eficiente acesso à escovação, bom relacionamento com o dente antagonista e acesso adequado a escovação.
Para a extração do siso, o especialista fará a avaliação com o exame clínico, radiográfico e tomográfico, se necessário.
- Implante dentário
É uma raiz dentária artificial em titânio, instalado em maxila ou mandíbula para segurar um ou mais dentes artificiais.
A perda de dentes tem uma relação direta com problemas de mastigação, envelhecimento facial, gastro-intestinais, autoestima e prejudica o relacionamento social.
O implante dentário é um procedimento preciso e seguro, apesar do aspecto cirúrgico.
A avaliação da reabilitação oral com implante dentário é realizada por um especialista. Através de exame clínico, radiográfico e tomográfico.
- Plástica Gengival
A estética do sorriso gengival pode ser corrigida através do procedimento de plástica gengival. Aspectos como cor e espessura do tecido gengival podem ser alterados com a plástica.
Muitos pacientes que procuram o tratamento não gostam do sorriso gengival e reparam esse aspecto em fotos, pois observam que os dentes aparecem menos no sorriso do que a gengiva.
- Cirurgia Ortognática
O principal objetivo da cirurgia ortognática é o reposicionamento adequado entre os maxilares (maxila e mandíbula). Os resultados que se destacam são a melhora na mordida, no perfil facial inferior, autoestima, e relacionamento social entre outros.
Atualmente, o tempo operatório e de internação estão mais reduzidos na maioria dos casos. Situações como “queixo muito frente”, “queixo muito para trás”, “mordida aberta”, “mordida cruzada”, “sorriso gengival acentuado” são alguns dos sinais clínicos comuns que podem ser uma indicação para a cirurgia ortognática. O tratamento pode também melhorar aspectos como o ronco, respiração bucal e perfil do terço inferior da face.
O especialista na Odontologia que trata essa área é o Cirurgião Buco-Maxilo-Facial. Com exames específicos é realizado uma avaliação multidisciplinar com o ortodontista, cirurgião, otorrinolaringologista, fisioterapeuta entre outros.